Como manter clientes fiéis durante todo o ano
Mantenha os seus clientes contentes, aumentando a retenção e construindo relações duradouras.
Com o Verão a terminar, aproxima-se o regresso ao trabalho e à rotina. Manter clientes fiéis é um dos principais objetivos de qualquer salão de beleza ou negócio de serviços. Ter clientes fiéis não só é um grande descanso para qualquer profissional a nível financeiro mas também muitas vezes estes clientes tornam-se verdadeiros embaixadores da marca, recomendando o seu negócio a amigos e familiares, trazendo por isso inúmeros benefícios para o negócio. A melhor forma de fidelizar clientes é obviamente prestar um grande serviço para manter os seus clientes satisfeitos e com vontade de regressar, ainda assim existem algumas estratégias que podem auxiliar a atingir este objecto:
1. Ofereça um atendimento personalizado
Os clientes apreciam quando se sentem valorizados e reconhecidos. Nem sempre é fácil lembrar das preferências de todos os clientes e por isso pode utilizar um sistema de gestão como o BUK para registar o histórico dos clientes, incluindo os serviços que mais gostam, preferências e até detalhes pessoais como datas de aniversário. Com estas informações, pode personalizar o atendimento e oferecer um serviço que faz os clientes sentirem-se especiais. Envie-lhes mensagens personalizadas com ofertas exclusivas, por exemplo, um desconto para celebrar o aniversário ou uma promoção especial em serviços que eles habitualmente utilizam e apreciam. Os pormenores fazem a diferença!
2. Crie um programa de fidelidade
Um programa de fidelidade é uma excelente forma de incentivar os clientes a voltar. Ofereça recompensas por cada visita ou serviço adquirido, como um desconto após um certo número de marcações ou um tratamento gratuito ao atingirem um determinado valor gasto no seu salão. Programas de fidelidade demonstram que valoriza a lealdade dos seus clientes e dão-lhes uma razão extra para voltar!
3. Mantenha a comunicação activa e regular
A comunicação regular com os clientes é fundamental para manter o relacionamento activo. Utilize o BUK para enviar newsletters, SMS ou emails com actualizações sobre novos serviços, promoções ou eventos especiais. Manter os seus clientes informados das novidades faz com que eles sintam que estão sempre em primeiro lugar.
4. Ofereça promoções sazonais
As promoções sazonais são uma ótima maneira de incentivar os clientes a visitar o seu salão em épocas mais calmas do ano. Crie pacotes especiais para o verão, inverno ou mesmo datas festivas. Oferecer um desconto para um tratamento relaxante durante o inverno ou um pacote de verão para preparação para a praia são exemplos que atraem os clientes e os mantêm ativos ao longo de todo o ano.
5. Peça feedback e melhore continuamente
Mostrar que valoriza a opinião dos seus clientes é essencial para construir relações duradouras. Peça feedback regularmente e esteja disposto a fazer ajustes com base nas sugestões. Isso demonstra que está empenhado em melhorar constantemente os serviços e a experiência no seu salão, o que contribui para aumentar a satisfação e, consequentemente, a fidelidade dos clientes.
6. Ofereça experiências memoráveis
Os clientes voltam quando têm experiências agradáveis e memoráveis no seu salão. Aposte em criar um ambiente acolhedor, com um atendimento sempre amigável e profissional. Pequenos detalhes, como enviar um lembrete SMS na véspera da marcação, oferecer uma bebida enquanto esperam ou uma massagem relaxante durante o tratamento, podem fazer uma grande diferença na perceção que os clientes têm do seu negócio.
7. Aposte na formação da equipa
Uma equipa bem treinada e com um excelente atendimento ao cliente é fundamental para manter a fidelidade. Invista em formações regulares para garantir que a sua equipa está sempre atualizada nas últimas tendências e técnicas, bem como nas melhores práticas de atendimento. Um serviço de qualidade é uma das principais razões para os clientes voltarem.
8. Use tecnologia para simplificar o processo de marcação
Utilize uma plataforma como o BUK para tornar o processo de marcação fácil e acessível para os seus clientes. Oferecer a possibilidade de fazer marcações online a qualquer hora sem ter que ligar e esperar, receber lembretes automáticos e permitir o pré-pagamento são funcionalidades que melhoram a experiência do cliente e fidelizam! Ao simplificar a vida dos seus clientes, cria um vínculo de confiança que promove a lealdade.
Manter clientes fiéis durante todo o ano é um desafio que pode ser vencido com uma combinação de bom atendimento, comunicação ativa, promoções atrativas e a utilização de ferramentas de gestão como o BUK. Ao aplicar estas estratégias, garantirá que os seus clientes permanecem satisfeitos e continuam a escolher o seu salão como o local de confiança para cuidar da sua beleza.
Se ainda não utiliza uma agenda online para otimizar a gestão do seu salão, experimente o BUK e descubra como pode simplificar o processo e melhorar a experiência dos seus clientes. Registe-se gratuitamente em buk.pt!