À conversa com Maria Luísa Mota do Centro Óptico Alain Afflelou

Continuamos a querer dar-lhe a conhecer os nossos clientes, hoje foi a vez de Maria Luísa Mota do Centro Óptico Alain Afflelou. Uma multinacional no ramo das ópticas que já está presente em vários países do mundo. Damos-lhe a conhecer um pouco mais desta empresa, do seu crescimento pelo mundo, os desafios na gestão desta expansão e como é que o BUK ajuda no dia-a-dia. Leia tudo aqui de seguida:

Antes de mais muito obrigada por aceitar este desafio! Para começar pode contar-nos um pouco da história da ALAIN AFFLELOU, como começou e como foi a expansão até aos dias de hoje?

A Alain Afflelou é; o homem (o próprio óptico fundador), com uma visão, um estilo, uma paixão por óculos e pelos clientes. Desde 1972 em que abriu a primeira óptica, que o óptico Alain Afflelou foi identificando as necessidades dos consumidores, criando coleções que vão ao encontro das expectativas de todos. Usar óculos tem que ser um prazer e um bem acessível a todos e por isso, em 1979, nasceu a franquia Alain Afflelou Óptico na Cidade de Rouen (Bordéus), através da parceria com um concorrente local, que estando a sofrer da pressão das já 4 lojas Afflelou na cidade, decide telefonar ao Sr Alain, propondo-lhe transformar a sua óptica de rua numa óptica Afflelou. A expansão da rede foi rápida e em 2002 já contava com 500 lojas. Com o seu sucesso em França, a rede estendeu-se em seguida a outros países como: Bélgica, Costa do Marfim, Líbano, Luxemburgo, Marrocos, Espanha, Portugal, Suíça e mais recentemente à Argélia e Andorra; Martinica; Guadalupe; Colômbia; Senegal; Nova Caledónia; Burquina Faso; Polinésia Francesa....

Fale-nos um pouco sobre si e como começou a sua carreira no departamento de marketing da multinacional Alain Afflelou.

Entrei na Alain Afflelou em 2010, com a finalidade de criar e desenvolver o departamento de Marketing em Portugal, até então gerido desde Espanha. Tem sido um caminho muito interessante e desafiante. É sempre motivador estarmos a ver os projectos a crescerem e a tomarem forma. O mercado da óptica é muito duro e competitivo, antes de chegar aqui nem imaginava. Existem muitos operadores e ofertas de campanhas, todas elas com as suas especificidades.


Mas procuraram-se alternativas de chegar mais perto dos clientes e uma delas foi a marcação de consultas via online com o BUK, onde de forma simples e desde o conforto de casa se pode fazer a reserva da hora da visita à loja e assim ser atendido com mais tranquilidade e com todas as regras ditadas pela DGS.

O que distingue o grupo Alain Afflelou dos restantes centros de óptica e que tipo de serviços podemos encontrar nas suas lojas?

Na Alain Afflelou temos várias ofertas comerciais, para todos os tipos de público. Temos várias coleções de produtos que se vão renovando várias vezes ao ano, tal como na moda. O que verdadeiramente nos distingue é a qualidade dos produtos de marca própria que vendemos, os clientes ficam surpreendidos com a variedade de escolha e a qualidade e design das nossas coleções. Depois temos as políticas comerciais especialmente a mais emblemática Tchin-Tchin: Em 1990, o óptico Alain Afflelou imaginou a promoção Tchin-Tchin de Afflelou, onde por mais 1€ o cliente beneficia de um segundo par de óculos de qualidade, com garantia de três anos e com possibilidade de escolher as suas armações entre mais de 200 modelos da coleção AA, até hoje. Outra grande inovação dos últimos tempos são os óculos MAGIC, armações com clips frontais que o cliente pode escolher de acordo com as necessidades do seu ritmo de vida e pode adquirir sempre que quiser esses clips adicionais, que podem ser de sol, mas podem ter lentes amarelas para condução noturma ou dias de nevoeiro, podem ter lentes para filmes 3D , lentes com filtro BlueBlock para proteger os olhos da luz azul dos ecrãs… existem inúmeras combinações.

Quantas lojas existem já em Portugal? A que acha que se deve o sucesso da marca, tanto em Portugal como nos restantes países?

Em Portugal temos 22 lojas, algumas em regime de franquia outras sendo lojas próprias. Procuramos crescer de forma consistente e estando presentes em várias cidades de norte a sul.

Enquanto responsável pelo Marketing a nível nacional, de uma empresa com tantas lojas em Portugal, qual a estratégia adoptada para a gestão de tantas lojas em simultâneo?

Temos uma equipa de colaboradores responsáveis e experientes com vários anos no ramo o que ajuda logo à partida, no sentido de responsabilidade e de entenderem como devem aplicar as várias iniciativas de Marketing que se promovem ao longo do ano. Depois temos também ferramentas informáticas que nos permitem ter uma visão global sobre o negócio e acompanhar as vendas ao dia.

No contexto de pandemia em que vivemos, sente que muitas coisas mudaram no processo de gestão dos centros de óptica?

No caso da Pandemia tal como em todos os negócios ressentimo-nos todos. Especialmente as lojas de centros comerciais que estiveram mais tempo fechadas. Mas procuraram-se alternativas de chegar mais perto dos clientes e uma delas foi a marcação de consultas via online com o BUK, onde de forma simples e desde o conforto de casa se pode fazer a reserva da hora da visita à loja e assim ser atendido com mais tranquilidade e com todas as regras ditadas pela DGS.

Como é que o BUK veio auxiliar neste processo?

O BUK é uma ferramenta muito útil na gestão do dia a dia da óptica. É simples de usar pelo cliente e é simples de usar pela loja. Possibilita uma gestão mais fácil dos horários das consultas, quer da disponibilidade do óptico optometrista, quer na gestão da agenda do próprio cliente. O facto de o próprio programa, de agendamento, programar o envio do lembrete (SMS) aos clientes, também alivia a carga “burocrática” das equipas, estando mais disponíveis para outras tarefas.

Qual é o feedback dos clientes AFFLELOU em relação às marcações das consultas visuais online?

Os clientes gostam, acham fácil e sobretudo útil. É daquelas coisas que considero que veio para ficar, já não há volta atrás.

Para terminar, quais as expectativas em relação ao futuro da marca em Portugal e no mundo?

O Objectivo do Grupo é continuar a crescer e a implantar-se em mais países com a marca ALAIN AFFLELOU, hoje conta já com 1500 lojas em 19 países. Mas sobretudo responder às necessidades dos clientes, continuar a investigar e a estudar o comportamento dos consumidores para criar produtos que verdadeiramente sejam uma mais valia e que cumpram com o objetivo. Permitir a todos o acesso a produtos de qualidade e que melhorem a saúde visual.

Obrigado!


Pode descobrir mais sobre o Centro Óptico Alain Afflelou e ver como integrar o quadro de marcações BUK directamente no seu website em ☛ https://www.afflelou.pt/optometrista/portugal

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