Entrevista com Bruno Gomes - Forja Barbearia

Tivemos o prazer de conversar com Bruno Gomes, o fundador da Forja by Bruno Gomes, um salão de barbearia que se destaca pela sua autenticidade, qualidade e um serviço que vai além dos cortes de cabelo e barba. Bruno, que começou a sua jornada na barbearia após uma mudança de carreira inesperada, partilha connosco como o seu amor pela profissão e a busca por um espaço diferenciado o levaram a criar a Forja. Nesta entrevista, falamos sobre a evolução do setor, as tendências futuras, e como a digitalização, com a ajuda do BUK, tem sido uma aliada importante na gestão do seu negócio. A sua história é um testemunho de perseverança e paixão pelo que faz, e os desafios que enfrentou ao criar e consolidar a Forja são uma verdadeira inspiração para quem quer seguir a carreira na barbearia.

Vamos descobrir mais sobre o percurso de Bruno e os segredos por detrás do sucesso da Forja by Bruno Gomes! ✂️🔨

1. Como começou a sua jornada no mundo da barbearia e o que o inspirou a criar a Forja by Bruno Gomes?

A minha jornada no mundo da barbearia começa por eu querer mudar de área profissional. Na altura trabalhava na área têxtil de vestuário, mas não me sentia completo, nem feliz no trabalho que desempenhava. A criação da Forja vem uns anos mais tarde, e aconteceu de uma forma inesperada na minha vida, não foi um projeto muito planeado, mas sim uma oportunidade que apareceu.

2. A barbearia é muito mais do que apenas cortes de cabelo e barba. O que acredita que diferencia a experiência que oferece aos seus clientes?

Na Forja, queremos trabalhar em primeiro lugar com um bom corte de cabelo, acredito que isso ainda fideliza clientes, depois aliado a isso, acho que a cultura e o ambiente tem de estar de acordo com o nicho de clientes que queres trabalhar. Dentro da Forja temos duas palavras chave, profissionalismo e proximidade.

3. O nome Forja transmite a ideia de algo forte, artesanal e autêntico. Como escolheu esse nome e o que ele representa para si?

O nome forja, vem da parte materna da minha família, o meu avô materno era ferreiro, e apesar de eu nunca o ter conhecido, sempre ouvi histórias sobre ele através da minha avó materna, a quem é dedicado este nome de FORJA. Este nome surge com a necessidade de criar um nome para a barbearia que fosse pequeno, fácil de dizer, que ficasse na cabeça, e que fosse diferente do que se vê em todas as montras. Queria criar uma marca e não mais uma fachada de uma barbearia.

4. O setor da barbearia tem evoluído muito nos últimos anos. Que tendências acredita que vão marcar o futuro do grooming masculino?

O mercado da barbearia, Cabelo barba e estilo masculino, está em constante mudança. Cabe a nós profissionais, estarmos aptos a realizar cada corte da melhor forma. Acredito que não temos de inventar a roda, mas sim reeniventar dentro da roda. Sabermos "escutar" as necessidades dos clientes e aquilo que eles procuram. Aquilo que tenho visto ao longo dos anos é que não existe apenas uma tendência, mas sim um conjunto de tendências. Acredito que os cabelos mais longos estão a ganhar força dentro do público masculino, cabelos médios são entendidos como a nova tendência, o estilo "old money", ou o corte "italiano". Mas nada disto vem só. A tendência para mim, ou o futuro, melhor dizendo, é saber o que o cliente procura e orientar o cliente para o melhor corte de cabelo.

5. A digitalização dos negócios tem sido essencial para um atendimento mais eficiente. Como é que o BUK tem ajudado a melhorar a experiência dos seus clientes?

O BUK, tem sido o meu braço direito. No início a novidade fascinou todos os clientes. Nenhum salão da região até a data tinha disponibilizado um agendamento online ao cliente. Neste momento posso afirmar que 95% das marcações no meu salão, são realizadas online através do BUK. Para além da praticidade dada ao consumidor, tem enormes vantagens oferecidas para nós empresários, desde programa de faturação, e todos os dados e estatísticas feitas, sem termos de nós preocupar com folhas de Excel ou tabelas para gerirmos o nosso negócio. O buk é o meu verdadeiros assistente administrativo.

6. Como é que o BUK contribui para a gestão do seu tempo e do negócio?

Como já referi na questão anterior. Tudo o que se trata de gestão no negócio, está completamente entrega ao BUK. O que me faz ganhar horas para fazer outras coisas. E no nosso ramo essas horas são essenciais.

7. Como empreendedor, quais foram os maiores desafios que enfrentou ao lançar e consolidar a Forja by Bruno Gomes?

A FORJA, graças a deus, foi desde o início um sucesso. Mas tudo graças a um trabalho feito durante anos anteriormente. Os desafios foram grandes, conquistar a confiança dos clientes, acreditar que tudo ia dar certo quando a vontade era desistir. Os meus desafios foram maiores como colaborador, do que como empreendedor, quando cheguei para empreender, eu já vinha maduro, já tinha passado por tudo como colaborador. E os desafios só se tornaram mais fácies, ou no caso mais fazíveis, porque tive uma base espetacular no local onde estava a trabalhar, um mestre que me abriu portas, ensinou e deixou-me evoluir. Isso faz muita diferença.

8. Que conselho daria a quem quer seguir carreira na barbearia e abrir o seu próprio espaço?

Primeiro, gostar do que se faz. É clichê, mas é verdade. Eu sei que nos tempos que passamos, existem muitos gurus de internet a dizer para entrarem no mundo da barbearia, a falarem que toda a gente vai faturar muito, que tudo é muito fácil, mas, o buraco é mais fundo, a cor é mais cinzenta, não é assim que funciona. Se entrarem na área apenas porque vao faturar muito, ou algo do género, no início vão bater numa parede muito alta, que será difícil de ultrapassar, a verdade é que no início ninguém ganha nada de jeito, o início é precário, mas só se gostarem do que fazem e colocarem amor nas coisas é que conseguem chegar em patamares realmente bons, se apenas o fizerem por dinheiro, vao ser uma pessoa provavelmente frustrada com o seu trabalho e não vao alcançar os patamares para faturarem realmente bem. Costumo dizer muito a quem me fala sobre isto, "A faturação não é o objetivo, a faturação é a consequência" Se gostares do que fazes, vais realizar um bom trabalho, se realizas um bom trabalho, vais faturar bem, Mais tarde ou mais cedo, o importante é não desistir!


Se tem uma barbearia mas ainda não tem uma agenda online para facilitar o envio e agendamento das suas campanhas, experimente o BUK gratuitamente em buk.pt e simplifique a gestão das suas reservas! 🚀