Entrevista com Carolina Forte "O saber não ocupa lugar e a estética é muito mais do que imagem"
Em Odivelas, o espaço Carolina Forte Estética tem vindo a conquistar cada vez mais clientes graças a um atendimento personalizado, uma equipa dedicada e uma oferta completa de serviços, desde unhas a depilação a laser. Conversámos com a Carolina para conhecer melhor o seu percurso, as parcerias que construiu e a forma como o digital tem sido uma peça fundamental no crescimento do seu negócio.
1. Como começou o seu percurso na área da estética e o que a levou a transformar essa paixão num negócio próprio?
O meu percurso na área da estética começou quando ainda estava a terminar o secundário, tirei o curso de unhas de gel porque gostava de fazer a mim própria e às minhas amigas. Com o tempo percebi que gostava realmente de trabalhar com unhas. Apesar de estar a tirar o curso de turismo no secundário, conciliava o estágio curricular com alguns trabalhos num salão perto da minha casa. Passei por 4 lojas até tomar a decisão de criar um negócio próprio e não podia ter tomado melhor decisão.
2. Trabalha com várias especialidades — desde nails e pedicure até depilação a laser e lash lifting. Qual destas áreas a desafia mais e porquê?
Sem dúvida a parte das unhas, é a área que pratico todos os dias e a que gosto mais. Todos os dias sou desafiada seja com designs novos e isso torna a área mais desafiante.
3. Colabora com outras profissionais de estética como a @danielafbeauty_ e a @inessoaresbeauty_. Como surgiu essa parceria e de que forma se complementam no dia a dia?
Trabalho com a daniela desde maio de 2024 e desde então tornou-se o meu braço direito, como se sabe não é fácil trabalhar sempre com a mesma pessoa mas todos os dias provamos que conseguimos e somos uma equipa forte. Para mim, a daniela é um equilíbrio na loja, o que eu tenho a mais ela tem a menos e vice-versa, foi sem dúvida das melhores decisões que tomei. A inês já faz parte da minha vida há mais de 7 anos e em dezembro de 2024 decidi juntá-la à minha equipa para se formar na área de Depilação a Laser, por saber que já tinha algum interesse na área achei que poderia fazer sentido trabalhar com alguém que gosto tanto.
4. O seu espaço em Odivelas destaca-se pela variedade de serviços e pelo atendimento personalizado. O que considera essencial para criar uma experiência de excelência para as clientes?
Sinto que nem sempre podemos corresponder a tudo o que as clientes desejam, mas o que para mim e para a minha equipa é imprescindível é um atendimento de excelência desde o online ao presencial. A entrega de um bom trabalho tem um grande peso mas por trás de um bom trabalho tem de existir um bom serviço. E é o que eu e a minha equipa tentamos sempre entregar.
5. Acredita que a estética vai muito além da imagem? De que forma os seus serviços contribuem para a autoestima e o bem-estar das mulheres que a procuram?
Acredito genuinamente que a estética é um ponto forte para a auto-estima das mulheres que me procuram! Todos os momentos que passam na minha loja são momentos de descanso mas também te cuidado, seja pelo serviço, seja pelo trabalho entregue. As vezes estamos a ajudar clientes e nem nos apercebemos e isso é o bom da estética!
6. Utiliza o BUK para gerir marcações. Que vantagens encontrou nesta plataforma e como tem ajudado na organização do seu trabalho e na autonomia das clientes?
Sem dúvida, uma das melhores decisões que tomei. Com o crescimento da loja o número de clientes aumentou e felizmente não conseguia responder a todas! Para que nenhuma cliente saísse prejudicada decidi aderir à agenda online e facilitou-me imenso a logística de marcações.
7. O digital tem um peso cada vez maior na divulgação de negócios de beleza. Como gere a presença online do seu estúdio e que tipo de conteúdos acredita que mais fidelizam clientes?
Sinto que a presença online é o que cativa as clientes hoje em dia, publicar todos os dias é algo muito importante para o crescimento da loja. Há imensas formas de criar conteúdo, seja através de vídeos de trabalhos, vlogs do dia, trabalhos concluídos. Parte de cada esteticista encontrar onde se encontra confortável!
8. Quais são os seus planos para o futuro? Está a planear expandir a equipa, apostar em novas formações ou serviços?
Neste momento não tenho intenções de expandir a equipa. Quero inovar os nossos serviços, passar para áreas de estética corporal entre outros.. Formações dentro das áreas já praticadas é algo que nunca é demais! Até porque o saber não ocupa lugar!
A história da Carolina Forte é um exemplo claro de como paixão, dedicação e visão estratégica podem transformar um talento pessoal num negócio de sucesso. Com uma equipa unida, foco na experiência das clientes e uma presença digital consistente, o seu estúdio em Odivelas continua a crescer e a marcar a diferença na área da estética. Mais do que serviços de beleza, Carolina entrega cuidado, autoestima e confiança — valores que se sentem em cada detalhe!
💻 Se ainda não usas uma agenda online para gerir as tuas marcações experimenta o BUK gratuitamente em buk.pt e simplifica a gestão do teu negócio! 🚀