Entrevista com Cristina Batista
Tivemos o prazer de conversar com Cristina Batista, a talentosa empreendedora por trás da Nails 21 Albufeira, um espaço que se destaca na área do estilismo de unhas. Com nove anos de experiência, Cristina transformou a sua paixão num negócio de sucesso. Nesta entrevista Cristina partilha connosco a sua inspiradora jornada e os desafios que enfrentou ao longo do caminho! Leia tudo de seguida:
1. Fale-nos um pouco sobre si. Quando é que soube que queria ser empreendedora nesta área da beleza?
Trabalho com estilismo de unhas há cerca de nove anos. Comecei com a minha primeira formação de estilismo de unhas de gel. Trabalhei por conta própria durante algum tempo mas eu precisava de ajuda, eu precisava de trabalhar com pessoas com mais experiência para evoluir. Então comecei a trabalhar para uma pessoa num salão, mas depois comecei a achar que as condições em termos de comissões e de trabalho, não eram bem o que eu queria para mim e foi aí que me deu clique e resolvi que estava na hora de avançar e de ter o meu próprio negócio.
2. Quais foram os maiores desafios que enfrentou ao entrar nesta carreira?
Os maiores desafios, com certeza, numa fase inicial, são em termos de experiência em relação às unhas: a necessidade de melhorar as técnicas para conseguirmos entregar um excelente trabalho às nossas clientes. O maior desafio como empreendedora é mesmo a gestão da equipa, a gestão do tempo.
3. Para além de nail artist também é formadora. Sente que é importante a formação antes e ao longo da carreira?
Eu acredito que a formação seja extremamente importante sempre. Como diz a pergunta, não só no início, mas ao longo da carreira. Eu acho que nós temos que estar em constante atualização, em constante aprendizagem. Estão sempre a surgir novas técnicas, novas novos produtos e é muito importante que estejamos atualizados, para não estagnarmos na profissão.
4. Como é a sua rotina num dia normal de trabalho, e como é que o BUK a ajuda nessa rotina?
Desde o início da minha carreira com nail artist, que eu nunca gostei muito de enviar lembretes às minhas clientes. Eu não gostava de de ter essa responsabilidade, eu achava que cada pessoa era responsável pela sua marcação, e quando as pessoas falhavam, quem ficava prejudicada era eu! Então cheguei à conclusão que os lembretes eram necessários, mas eu não queria ter essa responsabilidade porque eu trabalhava imensas horas. Eu começava às oito da manhã e ia enviar os lembretes sempre às nove/dez da noite todos os dias. Então imaginem uma pessoa com essa carga horária, a trabalhar e ainda ter que enviar manualmente mensagens a cada cliente para relembrar da marcação do dia a seguir. Hoje eu já não tenho essa carga horária mas eu sou mãe! Então eu saía do trabalho e tinha uma criança para dar banho, para dar jantar, para tratar, e não tem mesmo como assumir uma responsabilidade dessas. Então o BUK salvou a minha vida completamente porque faz esse trabalho por mim.
5. Quando é que decidiu implementar marcações online no seu negócio e porquê?
Resolvi implementar as marcações online com o BUK aqui na loja porque é muito fácil e muito simples. As minhas clientes têm o link, fazem a marcação quando quiserem, quando apetece. Eu tenho lá as minhas disponibilidades todas definidas e já não tenho que estar a atender o telefone, trinta mil vezes ao dia, o que numa rotina, de uma pessoa tão ocupada como a minha, que para além de dar formações, ainda faço atendimentos, e tenho outras preocupações como gestão de equipa. Toda a situação burocrática, a organização, etc é muito trabalho. No meio disso tudo ainda tenho que atender clientes, então o BUK veio-me salvar, e mais uma vez volto a ressaltar nesse sentido, porque para além de avisar as minhas clientes e elas já não faltam às marcações, ainda podem fazer elas próprias a marcação sem terem que me ligar ou enviar mensagens. E eu já não preciso de me preocupar com isso, nem preciso de ficar com receio que as clientes se esqueçam e acabem por deixar passar a marcação.
6. Qual é o feedback dos vossos clientes em relação às marcações online?
O feedback é fantástico, na verdade eu tinha clientes estão comigo desde o início e elas dizem: "Cris, isto foi o melhor de duzentos por cento nos teus serviços!". Porque não é simplesmente fazer unhas bem, é dar suporte e assistência também. E no dia a dia das pessoas tão ocupadas na correria que se vive hoje em dia, é muito difícil lembrarmo-nos de tudo. Então o que as clientes dizem é que foi a melhor coisa que eu fiz!
7. Para terminar, que expectativas tem em relação ao futuro desta profissão? E que conselho daria a uma profissional em início de carreira?
Eu espero dar muitas formações, ter muitas alunas, muita gente a fazer unhas e que a minha área de trabalho cresça muito. Para quem está a começar o que eu aconselho é muita persistência, porque o início não é fácil, e muito foco também, porque às vezes as pessoas entram nisto e ficam à espera que as clientes caiam do céu. Eu costumo dizer que há sempre lugar no mercado de trabalho para quem é bom ou muito bom. Entregarmos um serviço personalizado, termos cuidado com o cliente, é muito bom, e uma ótima opção com certeza é ter a agenda BUK que certamente vai melhorar os vossos atendimentos e vai impressionar as vossas clientes e transmitir um ar muito mais profissional e muito mais atrativo para os clientes!
Obrigado!
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