Dicas para boa conduta de envio de campanhas de marketing
A forma como os clientes interagem com as marcas e serviços está a mudar, e o valor de uma boa comunicação é inegável: quer seja por e-mail ou SMS, uma boa campanha pode ser um factor de destaque no seu negócio. Hoje em dia os dispositivos móveis estão sempre, ou quase sempre, à distância de um palmo, por isso esta é uma das formas mais rápidas e acessíveis de comunicar com os seus clientes. Paralelamente está comprovado que 90% dos SMS são lidos nos primeiros 3 minutos tornando-se por isso no canal perfeito para as suas campanhas mais importantes.
Neste artigo vamos explicar-lhe tudo: como usar esta funcionalidade de uma forma eficaz para aumentar a visibilidade do seu negócio e gerar mais vendas; porque é que deve integrar as campanhas na sua estratégia de marketing e comunicação; e vamos ainda dar-lhe algumas dicas e ideias originais para campanhas.
Quais as vantagens das campanhas por Email?
- O E-mail é actualmente uma das mais importantes ferramentas de marketing, com o surgimento dos smartphones praticamente toda as pessoas têm o seu email à distância de um clique;
- O E-mail permite-lhe enviar informações detalhadas: incluir descrições, preços, horários, informações e ligações úteis. É por isso uma ferramenta fundamental para uma comunicação completa e acessível;
- Um E-mail é menos intrusivo que um SMS e por isso pode (e deve) ser utilizado com mais frequência.
Quais as vantagens das campanhas SMS?
- O SMS é diferente do E-mail na medida em que as mensagens são muito curtas, com um limite de caracteres e uma entrega mais imediata. As mensagens SMS têm uma taxa média de abertura de cerca de 98% e o tempo médio de resposta a mensagens SMS é 90 segundos, é por isso um método super eficaz de comunicação com os seus clientes;
- O SMS aparece no telemóvel do cliente apenas alguns segundos após o seu envio, e o cliente recebe uma notificação praticamente em tempo real;
- O SMS é um canal único e muito pessoal, oferecendo uma oportunidade única de construir uma relação duradoura e de confiança com os seus clientes. O SMS certo no momento certo pode captar a atenção dos seus clientes para o seu negócio e consequentemente aumentar o seu volume de vendas e receitas num curto espaço de tempo;
Quanto custa?
O valor das campanhas depende do número de envios efectuados. Antes de enviar cada campanha verá o valor total no seu ecrã.
Dicas para boa conduta e utilização do envio de campanhas:
Esta é uma das partes mais importantes a ter em conta na criação da sua estratégia de comunicação. Como já verificámos os benefícios desta funcionalidade podem ser muitos, e agora que são gratuitos até ao final de 2020, é importante ter em conta alguns factores. Estas são algumas das boas práticas que pode seguir:
- A qualidade é mais importante do que a quantidade. Determine exactamente qual a melhor altura e qual o motivo para enviar campanhas. Comunicar estrategicamente é mais importante do que usar as campanhas apenas para enviar vouchers e promoções;
- Envie campanhas apenas durante o horário laboral. Evite enviar e-mail’s e SMS’s fora de horas, preze a relação e a privacidade dos seus clientes;
- Antes de enviar um SMS pergunte a si mesmo se está a acrescentar valor. Os SMS’s só devem ser utilizados quando tiver uma informação mesmo valiosa para os seus clientes. Os SMS são pessoais, e imediatos e por isso a sua utilização excessiva pode criar desconforto nos seus clientes;
- SMS significa “short message service” (serviço de mensagens curtas) e tal como o nome indica, um SMS deve ser curto e directo ao assunto;
- Certifique-se que os seus clientes autorizam o envio de informações através destes canais;
- Dê sempre a possibilidade dos seus clientes não receberem as suas comunicações se não o desejarem. A política de privacidade do BUK está de acordo com a regulamentação actual, no entanto se um cliente fizer unsubscribe ou lhe disser (mesmo pessoalmente) que não deseja receber as suas campanhas, não volte a enviar-lhe comunicações sem a sua autorização;
- Não seja chato! Não envie campanhas por tudo e por nada;
- Vá directo ao assunto! Ao enviar um E-mail ou SMS tenha em mente que a capacidade de atenção das pessoas é curta e por isso não tenha rodeios e vá directo ao assunto;
- Inclua um link para a sua página de marcações. Esta é melhor forma de rechear a sua agenda com marcações!
10. Procure sempre responder às questões que lhe forem colocadas. Se um cliente responder ao email procure sempre dar-lhe uma resposta.
Ideias para Campanhas:
Mantenha os clientes informados sobre ofertas, eventos e outras notícias que lhes interessam, faça-os sentirem-se especiais! Fornecer valor aos seus clientes através da comunicação aumenta o envolvimento e a lealdade dos clientes. Eis algumas ideias para o envio de campanhas e comunicações:
- Ofertas especiais para clientes especiais. Considere os seus melhores clientes e ofereça-lhes benefícios extra por serem clientes regulares!
- Promoções sazonais como Promoção de Outuno, Black Friday, Halloween ou mesmo Natal. Esta é uma excelente maneira de aproveitar o momento actual para fazer uma acção diferente, que não acontece no resto do ano! Se for época de férias ou feriados, melhor ainda.
- Vá buscar clientes antigos. Faça uma campanha especial para clientes que já não visitam a sua loja há algum tempo, pode oferecer descontos, promoções etc.
- Chame novos clientes através de uma campanha de referral. Por exemplo: “Traga um amigo e recebam ambos 50% de desconto”
- Informe os seus clientes sempre que houver alterações de preço, novos serviços ou informações úteis que devam ser partilhadas.
Nota: antes de enviar as campanhas para os seus clientes envie sempre um TESTE para ver exactamente o resultado final e se necessita de fazer alguma alteração.
Cique aqui para enviar a sua primeira campanha! Se tiver alguma dúvida ou questão não hesite em contactar-nos através do email: suporte@buk.pt
Ainda não tem a sua agenda de marcações? Registe-se gratuitamente em www.buk.pt! 🙌