7 dicas para fidelizar clientes no sector da beleza e estética

Com o crescimento exponencial do sector, existem dezenas de novos estabelecimentos a abrir diariamente, a área da beleza e bem-estar cresce a cada ano e a concorrência não é pouca.

7 dicas para fidelizar clientes no sector da beleza e estética

Os serviços na área da beleza e estética encontram-se entre as actividades que mais cresceram nos últimos 25 anos e continuam em expansão. É importante perceber como funciona o mercado para conseguir conquistar o seu público próprio. Existem variadas alternativas, novos espaços, novos tratamentos e tendências e daí surge precisamente a importância de fidelizar os seus clientes. Juntámos estas 10 dicas para que os seus clientes regressem sempre ao seu estabelecimento:

1- Serviço de alta qualidade

Muitas vezes os clientes procuram, para além da prestação de um serviço, também um momento de satisfação e prazer. Preste um serviço de alta qualidade e diferencie-se dos demais com pequenos pormenores. Faça do seu espaço um espaço dedicado ao bem-estar não apenas físico mas também mental e torne todo o seu atendimento numa experiência diferenciada. Para isso basta investir na qualidade do tempo que o seu cliente passa no seu estabelecimento. Desde a chegada até à partida tudo tem que ser especial: aposte em cuidados simples como oferecer uma bebida ou uma pequena massagem ou mesmo colocando uma música relaxante de fundo durante toda a sessão.

2- Relação com o cliente

O cliente é a alma do negócio e por isso investir numa boa relação com os seus clientes é meio caminho andado para um negócio bem sucedido e com vendas garantidas. Esta relação pode ser trabalhada através de um serviço de alta qualidade mas também com recurso a acções de Marketing como promoções e benefícios especiais para clientes regulares. Faça com que os seus clientes mais frequentes se sintam especiais através de ofertas e promoções exclusivas e personalizadas.

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3- Stock e produtos

O controle do stock é também um factor importante. A falta de planeamento e gestão pode prejudicar o seu negócio e por isso é muito importante ter sempre o stock actualizado. Esteja sempre preparado para oferecer aos seus clientes os seus produtos favoritos para que eles regressem sempre.

4- Equipa feliz = cliente feliz!

Nunca se esqueça que os seus colaboradores são também a cara do seu negócio e por isso é importante que toda a equipa esteja em sintonia com os valores da sua empresa. Para isso faça sempre uma formação inicial a todos os seus novos colaboradores, mostrando o que destaca o seu negócio dos restantes. Paralelamente invista na formação contínua de todos os seus colaboradores para que estes estejam sempre a par das tendências e possam prestar o melhor atendimento possível aos seus clientes.

5- Inovação e Formação ao longo da carreira

Fique a par das últimas tendências com formação contínua. Informe-se das últimas novidades e aprenda novas técnicas, os seus clientes ficarão satisfeitos e saberão que estão nas mãos de um profissional completo. Os produtos que utiliza também são importantes. Recentemente assistimos a uma crescente valorização de produtos de origem orgânica e natural na área da cosmetologia. Antes de optar por novos produtos e marcas, experimente vários antes de decidir, apenas assim poderá seleccionar a melhor opção para os seus clientes.

6- Marca e reputação

A sua marca é importante e deve estar absolutamente direccionada para o mercado. Uma boa imagem é fundamental por isso vale a pena investir num bom logotipo bem como na decoração do espaço. Muitas vezes a reputação do seu negócio está também nas mãos da pessoa que efectua o serviço e não apenas na marca e no estabelecimento e por isso é fundamental criar um ambiente em que os profissionais se sintam parte de uma equipa que trabalha em conjunto para alcançar os objectivos. Pense na reputação do seu negócio como um todo que engloba: marca, espaço e decoração, serviço e claro, equipa!

7- Digitalização e agendamento online

A relação com o cliente não existe apenas no salão mas também fora dele e por isso há que pensar no serviço como um todo. Que tipo de atendimento é prestado fora do salão e como é que isso influência a relação do cliente com o espaço? No BUK consideramos que o serviço começa precisamente no momento em que o seu cliente decide fazer uma marcação. Como é a experiência a partir daí? O cliente tem que ligar ou enviar uma mensagem para fazer uma marcação? Você consegue garantir uma resposta instantânea? É muito importante pensar nestes detalhes e garantir que o cliente tem sempre uma resposta ou um acesso a um link de marcações que lhe permita efectuar uma marcação de forma rápida, eficaz e cómoda.

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Quantas vezes já interrompeu o seu trabalho por causa do telefonema de um possível cliente, deixou alguém em espera ao telefone para não interromper uma conversa/serviço ou simplesmente, lhe escapou uma marcação mal anotada na agenda?

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