A importância da presença online para os pequenos e médios negócios

A internet converteu-se no centro das acções do ser humano, o mundo está agora à distância de um clique, quer seja através do computador, do smartphone ou do ipad.  Neste artigo vamos ajudá-lo a compreender as vantagens de ter uma presença online - mas em primeiro lugar é importante descodificarmos o que significa “presença online”.

Este termo está intrinsecamente associado aos modos de vida e aos hábitos cada vez mais digitais dos portugueses e é proporcionado por diversas ferramentas que permitem representar a sua empresa em formatos digitais. A presença online não é algo que se consiga de um dia para o outro, é sim um caminho que leva à criação de uma maior credibilidade em torno da sua marca, permitindo que esta se possa converter numa das principais referências em determinado sector. Isto pode ser conseguido através de um website, redes sociais e até uma agenda de marcações online.

A presença online não é algo que se consiga de um dia para o outro mas é um caminho que leva à criação de uma maior credibilidade em torno da sua marca, permitindo que esta possa ser considerada como um das principais referências em determinado sector.

As principais vantagens de uma presença online são precisamente o aumento da visibilidade e acessibilidade ao seu negócio e a possibilidade de obter feedback dos seus clientes. Ao procurar uma presença online sólida e adequada ao seu negócio é importante ter três factores em conta:

1 - Qual o seu objectivo?

É importante pensar e definir uma estratégia de acordo com o seu objectivo. Se o seu objectivo for ter mais clientes, fazer mais vendas ou aumentar o número de marcações a estratégia será naturalmente diferente do que se o seu objectivo for por exemplo posicionar a sua marca no mercado juntamente a outras marcas grandes. Por isso é importante definir bem o seu objectivo antes de avançar com a estratégia.

2 - Quais os canais mais apropriados para atingir esse objectivo?

Para ajudar a tomar esta decisão é importante questionar-se em que canais estão os seus clientes. Website? Facebook? Instagram? Linkedin? A partir daí torna-se mais fácil delinear uma estratégia de acordo com o canal, ou os canais seleccionados.

3 - Que tipo de conteúdos vai apresentar e como quer posicionar a sua marca?

Existem vários tipos de conteúdos que podem ser apresentados: trabalhos efectuados, produtos disponíveis, antes & depois, tutoriais, conteúdos inspiracionais ,etc! É apenas uma questão de definir o mais adequado para o seu tipo de negócio. Faça vários testes e descubra que tipo de conteúdos apelam mais aos seus clientes.


Depois de responder a estas três questões é altura de colocar o plano em prática. Este fortalecimento da marca e do negócio irá converter-se, ao longo do tempo, numa estratégia fundamental para aumentar o número de clientes e consequentemente as vendas e o volume do seu negócio.

Paralelamente, oferecer um método de agendamento online, pode também ser um factor de destaque no seu negócio. Não apenas lhe irá poupar imenso tempo como também permitirá uma maior flexibilidade de horários para os seus clientes, que poderão fazer uma marcação a qualquer hora.

Depois de ter a sua estratégia delineada e os seus perfis sociais actualizados não se esqueça de colocar o seu link de marcações em todos eles. Uma boa estratégia online pressupõe uma comunicação uniforme em todas as redes. Esta é a forma mais eficaz de conseguir novos clientes e novas marcações através da sua presença online.

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