Como atrair clientes para o seu negócio: 7 estratégias infalíveis
Para serem bem sucedidos, todos os empreendedores precisam de encontrar a estratégia mais adequada ao seu tipo de negócio.
Por mais que gostássemos que assim fosse, a verdade é que não existe uma receita que funcione igualmente bem para todas as empresas. Por esta razão é fundamental definir a sua própria estratégia. Ainda assim, existem algumas ideias que podem gerar bons resultados a seu favor, e por isso decidimos compilar algumas delas neste artigo. Leia já aqui de seguida 7 estratégias infalíveis para atrair mais clientes para o seu negócio:
Conheça o seu público-alvo
Para poder investir em qualquer estratégia, conhecer o seu público-alvo é o segredo. Este é o primeiro passo antes de perceber que direcção tomar: quem são os seus clientes? E em que plataformas é que estão? Quais os tipos de serviços mais requisitados e quais os serviços e produtos favoritos? Qual a sua localização e língua? Apenas depois de responder a estas questões poderá focar-se mais conscientemente na sua estratégia.
Invista na sua estratégia online
Já aqui falámos da importância da presença online para os negócios, mas nunca é demais relembrar: o mundo digital continua em expansão e a pandemia veio acentuar ainda mais esta necessidade. Nunca descuide o plano digital pois é lá que os seus clientes estão. Plataformas como o seu Website, redes sociais (Facebook, Instagram, Tik Tok) e até o Youtube podem ser suas aliadas no momento certo e com os conteúdos certos pois é através delas que os seus clientes vão ficar a conhecer o seu negócio e os serviços que oferece. É também através delas que poderá dar a conhecer o seu trabalho e o que o destaca em relação à concorrência.
Fale com embaixadores
A publicidade online é vital num mercado cada vez mais tecnológico, ainda assim a força de uma recomendação pessoal ou de uma cara conhecida pode ter um grande impacto na divulgação da sua marca e no alcance de novos potenciais clientes. Um testemunho de alguém com credibilidade pode ser um grande salto para a sua carreira. Da mesma forma que um testemunho pode construir a sua carreira também pode destruir, por isso antes de avançar com esta estratégia é preciso estar 100% confiante no processo e na qualidade do serviço que está a oferecer aos seus clientes. Se quiser testar este processo, comece por tornar os seus clientes mais satisfeitos em embaixadores da sua marca e vá descobrindo as formas mais eficazes de comunicar os pontos fortes dos serviços que oferece.
Fortaleça a imagem da sua marca
A sua imagem é o primeiro contacto dos seus clientes com a sua marca e é precisamente por isso que é tão importante. Uma boa imagem pode fazer toda a diferença na altura de escolher um serviço. Para fortalecer a imagem da sua marca deve recorrer a um designer, apenas um profissional qualificado o poderá ajudar a obter os melhores resultados. Pode fazê-lo através da criação de um logotipo que represente a sua marca, aproveite para desenvolver e trabalhar o conceito do seu negócio e aplique tudo isso numa imagem única que distinga o seu negócio dos demais.
Faça promoções e gere valor continuamente
Já pensou que as promoções existem por alguma razão? E a razão é que resultam! Muitas vezes uma pequena atenção ou oferta pode fazer um cliente sentir-se especial. Uma promoção sazonal, ou mesmo um convite para incentivar um cliente a levar um amigo pode ter resultados
Um atendimento excelente atrai clientes
Esta é talvez uma das dicas mais importantes. Mais do que atrair novos clientes é igualmente importante fazer com que os clientes saiam satisfeitos para depois regressarem ao seu estabelecimento. Lembre-se disso sempre que estiver a atender um cliente e pense em estratégias para melhorar o seu atendimento. Exemplos de algumas pequenas acções que podem em muito fazer a diferença:
- Oferecer uma bebida;
- Demonstrar simpatia e disponibilidade durante todo o atendimento;
- Perguntar a opinião do seu cliente em relação ao serviço prestado e mostrar vontade e dedicação em melhorar constantemente.
- Ter um sistema de marcações online para que o seu cliente possa fazer uma marcação em apenas alguns segundos, a qualquer hora e em qualquer lugar!
Na vitrine, menos é mais!
Não é por acaso que a famosa expressão "Less is more" de Ludwig Mies van der Rohe se converteu na melhor forma de definição do movimento minimalista. Este movimento caracteriza-se pela sua simplicidade, apresentando-se apenas o essencial de forma a obter uma estética limpa e uma comunicação clara. Hoje em dia já somos constantemente bombardeados com muita informação, por isso a melhor forma de marcar a diferença é apresentar uma vitrine minimalista e apenas com a informação essencial. Pode também destacar promoções e ofertas sazonais para atrair novos clientes.
Estas são as nossas 7 estratégias para atrair novos clientes para o seu negócio, obviamente o mais importante é sempre conhecer bem o seu público, apenas assim conseguirá determinar o que funciona melhor para conquistar sua preferência. Qual das ideias para atrair clientes lhe agradou mais? Vai colocar alguma em prática?
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