Entrevista com André Teixeira - Praga Barbearia

Entrevista com André Teixeira - Praga Barbearia

Tivemos o prazer de conversar com André Teixeira,  fundador da Praga Barbearia: um espaço que se destaca pela sua combinação única de técnica e inspiração, oferecendo um serviço de excelência em cuidados de cabelo e barba. Com mais de duas décadas de experiência, o nosso entrevistado tem muitas histórias e lições para partilhar sobre a sua trajetória na área da barbearia.

Nesta entrevista, exploramos a origem da Praga Barbearia, desde o sonho antigo de ter um espaço próprio até ao momento decisivo em que transformou esse sonho em realidade. Falamos também sobre a importância da inovação tecnológica, especificamente a implementação das marcações online com o BUK, e como estas revolucionaram a eficiência e a gestão do dia-a-dia na barbearia.

1. Como surgiu a ideia de criar a Praga Barbearia e qual foi o momento decisivo que transformou esse sonho em realidade?

Surge de um sonho antigo e comum a todos os barbeiros, ter a minha própria barbearia. Por conta própria já desde 2013 uma fusão de serviços unissexo, e com o crescimento do negócio surge o momento decisivo de fundar a Praga Barbearia!

2. Com mais de uma década de experiência, quais foram as lições mais importantes que aprendeu ao trabalhar com cabelo e barba que ajudaram a moldar o seu estilo de barbear?

Agora com duas décadas já completas na área da barbearia as maiores lições que aprendi foram que não podemos parar de estudar pois o mundo da Beleza está em constante evolução e a barbearia está incluída nesse grupo com maior intensidade hoje em dia, e que os clientes não pertencem a ninguém, quero com isto dizer que devemos atender cada cliente como se fosse a primeira vez!

3. No vosso site referem que a barbearia Praga combina técnica com inspiração. De onde retira inspiração para continuar a inovar e oferecer novos estilos aos clientes?

A inspiração vem sem dúvida do sorriso dos clientes, embora pareça clichê mas não é até porque se conseguirmos um excelente resultado melhorando a auto-estima de cada cliente com aquele sorriso no final do corte significa que atingimos um perfeito resultado muitas vezes acima da expectativa do mesmo, digamos que isso proporciona uma ambição constante de aprender e fazer mais com um propósito forte, e isso só acontece com paixão o que provoca a inovação por consequência.

4. Em que medida a inovação tecnológica, como o uso de marcações online com o BUK, tem contribuído para a evolução e eficiência dos serviços prestados pela Barbearia Praga?

A BUK surge em 2019 com algum receio da minha parte mas sempre em busca da inovação, sem dúvida a melhor ferramenta de trabalho até hoje depois das tesouras claro. Com esta ferramenta tudo fica mais fácil e sobra-nos tempo para melhorar em diversas áreas dentro da empresa.

5. Como é a vossa rotina num dia normal de trabalho, e como é que o BUK ajuda nessa rotina?

Diria que uma rotina comum de abertura pela manhã até ao final do dia com previsão de marcação e organização de tempos para nós e para os clientes, a BUK permite personalizar desde as marcações ao aviso prévio da mesma, cancelamento e todas as métricas associadas.Com isso o cliente fica autónomo da própria marcação e com isso conseguimos melhorar o atendimento e o próprio serviço. A BUK transmite profissionalismo a qualquer Barbearia.

6. Quando é que decidiram implementar marcações online no vosso negócio e porquê?

Decidi implementar a Buk em 2019 porque agendar fisicamente e via chamada telefónica com maior afluência punha muito em causa a qualidade do serviço e obrigava a um uso excessivo de uma mão de obra extra só para esse serviço. Tudo melhorou com esta ferramenta.

7. Qual é o feedback dos vossos clientes em relação às marcações online?

O feedback tem sido muito bom, aliás quando eu tinha bastantes reticências em 2019 em relação alguns clientes ao colocar a marcação on-line da BUK eles respondem de forma extremamente positiva e sem qualquer resistência. Conseguem ainda elogiar e agradecer a nossa mudança!!!

8. Para terminar, que expectativas têm em relação ao futuro da barbearia?

A Barbearia é um dos mercados que está em grande expansão e acredito que está só no começo por isso o futuro promete e muito para a nossa área.

Obrigado!


Se é um profissional da área e deseja experimentar a mesma eficiência, basta aceder a buk.pt e registar-se gratuitamente!