À conversa com David Frazão da Bento Barbearias
Falámos com o barbeiro profissional e formador sobre a sua carreira, desafios actuais e perspectivas para o futuro.
Agora que finalmente voltámos ao activo, e com mais força do que nunca, queremos continuar a dar-lhe a conhecer alguns dos nossos clientes, e por essa razão fomos falar com um dos primeiros clientes do BUK: o David Frazão da Bento Barbearias.
A Bento Barbearias é uma marca do grupo Bento Cabeleireiros, uma presença sólida no mercado da estética e beleza masculina há mais de 30 anos. Nasceu da vontade de recriar um revivalismo puro das antigas, e praticamente extintas, barbearias de bairro, e a partir daí evoluiu e cresceu, contando hoje com 3 lojas distintas em Lisboa. Podemos encontrá-las no Lumiar, na Estefânia e na Avenida de Roma.
Falámos com o barbeiro profissional e formador sobre a sua carreira, desafios actuais e perspectivas para o futuro. Leia tudo aqui de seguida:
Fala-nos um pouco sobre ti. Quando é que soubeste que querias ser barbeiro profissional?
Antes de mais gostaria de agradecer o convite, e deixar um forte abraço a todos os profissionais desta área, com a certeza que vamos conseguir ultrapassar esta fase um pouco mais complicada. Respondendo à tua questão, nasci “dentro” de um Cabeleireiro, a minha mãe cedo fez questão de me colocar em contacto com essa realidade e em 2005 optei por trabalhar em exclusivo no mercado masculino.
A formação de um Barbeiro é um pilar essencial para garantir a melhor resposta ás necessidades dos nossos clientes, estes também evoluem e nós temos de acompanhar essa evolução. Eu digo sempre: “A formação é como o tempo, nunca pára e nunca chega.”
Quais foram os maiores desafios que enfrentaste ao entrar nesta carreira?
Os desafios há 20 anos atrás eram bem diferentes daqueles que encontramos hoje. Quando comecei a fazer a minha formação não existia em Portugal a cultura da barbearia como conhecemos hoje, existia sim o Cabeleireiro de homens, e quando entrei no mercado de trabalho, foi necessário algum tempo para ser levado a sério (risos). Não estou com isto a dizer que não existiam Barbearias, mas eram tempos diferentes. Quando decidi mudar-me para Lisboa, aí sim, foi um verdadeiro desafio, construir uma carteira de clientes num mercado exigente e desconhecido, foi sem dúvida desafiante e 11 anos depois, continua a ser. Todos os dias de trabalho na Bento Barbearias são um desafio.
Para além de barbeiro também és formador. Sentes que é importante a formação antes e ao longo da carreira?
Sim, sem dúvida. A formação de um Barbeiro é um pilar essencial para garantir a melhor resposta ás necessidades dos nossos clientes, estes também evoluem e nós temos de acompanhar essa evolução. Eu digo sempre: “A formação é como o tempo, nunca pára e nunca chega.”
Que conselho darias a outros profissionais da área?
Quem sou eu para dar conselhos, mas não posso esconder que gosto de partilhar, o que fui aprendendo ao longos dos anos. A chave, para mim, continua a ser a comunicação, este é o fator mais importante numa relação entre profissional e cliente, perceber que cada cliente é único, tem uma identidade própria e temos de encontrar forma do nosso serviço ir ao encontro das suas necessidades.
Em 2017 foste finalista do "American Crew All Star Challenge" como foi essa experiência?
Foi muito uma experiência muito positiva, e o facto de conhecer outros profissionais que também eram finalistas e a forma saudável como decorreu a “competição”, foi sem dúvida uma mais valia no meu crescimento enquanto profissional, e com isso surgirem outros convites para trabalhar com outras marcas e em projetos diferentes, como a LVM Barber Supplier.
A chave, para mim, continua a ser a comunicação, este é o fator mais importante numa relação entre profissional e cliente, perceber que cada cliente é único, tem uma identidade própria e temos de encontrar forma do nosso serviço ir ao encontro das suas necessidades.
Foste das primeiras pessoas a utilizar a nossa plataforma e acompanhaste o nosso percurso desde o início (obrigada por isso!). Sentes que com o BUK consegues poupar tempo útil e comunicar facilmente com os teus clientes?
Sim, obrigado eu, foi com muita expectativa que vi nascer este projeto, e contribuir para que esta plataforma fosse simples e prática, quer para os profissionais quer para os clientes. Sem dúvida o BUK veio melhorar o nosso serviço e permitir um ganho adicional, quer em tempo quer na forma de comunicar com os nossos clientes.
Como é a tua rotina num dia normal de trabalho, e como é que o BUK te ajuda nessa rotina?
O BUK está sempre presente num dia normal, seja ele de trabalho ou não e é, sem dúvida, uma ferramenta que permite coordenar de forma eficaz os nossos horários, pois sentimos que os nossos clientes valorizam cada vez mais o seu tempo.
Qual é o feedback dos teus clientes em relação às marcações online?
A comodidade de poder agendar os nossos serviços, a qualquer hora e em qualquer lugar, de forma rápida e simples.
No contexto de pandemia em que vivemos, sentes que muitas coisas mudaram no processo de gestão de uma barbearia? Que cuidados existem agora que antes não existiam?
Sim, sendo que a maior dificuldade para nós foi a gestão dos horários, das equipas, as contantes limitações e alterações do período de funcionamento. Na Bento Barbearias seguimos todas as recomendações de DGS, por forma a garantir a segurança dos nossos clientes e colaboradores. Muitas das normas impostas já faziam parte do nosso dia a dia antes da pandemia, mas sem dúvida que a maior alteração foi a limitação do número de clientes, em simultâneo, nos nossos espaços.
Para terminar, que expectativas tens em relação ao futuro da barbearia moderna e da profissão? E que conselho darias a um profissional em início de carreira?
Creio que o futuro vai trazer muitas mudanças neste mercado e nesta profissão, é necessária uma real segmentação de forma a dignificar todos os profissionais desta área. Quanto a todos a aqueles que agora começam a dar os primeiros passos, é preciso resiliência e dedicação, não é uma profissão fácil e cabe a cada um deles valorizar o seu trabalho.
Obrigado.
Pode descobrir mais sobre a Bento Barbearias e ver como integrar o quadro de marcações BUK directamente no seu website em ☛ bentobarbearias.pt
Se é um profissional da área e gostaria de experimentar o BUK de forma completamente gratuita e sem fidelização, basta aceder a buk.pt e registar-se gratuitamente.