Com o avanço da tecnologia, as novas ferramentas e canais de marketing digital são, sem dúvida, um auxílio para os empreendedores atraírem o público mais interessante para o seu negócio.

Para obter bons resultados, é necessário saber divulgar a sua empresa na Internet. Neste artigo, vamos partilhar consigo 5 dicas para alcançar o sucesso no mundo digital:

1. Crie um Perfil no Google My Business

A primeira boa notícia é que o Google My Business é uma ferramenta gratuita que lhe permite criar um perfil público da sua empresa no Google, o que consequentemente, irá destacar o seu negócio nos resultados de pesquisa do Google, alcançando mais clientes e mais vendas!

Pode partilhar diversas informações relevantes como fotografias, ofertas exclusivas, acrescentar o link do seu website e o contacto telefónico. Os utilizadores podem ainda interagir com o seu perfil, avaliando o serviço e partilhando feedback. Desta forma, vai conseguir saber a opinião dos clientes sobre os seus serviços, e ainda responder a todas as suas dúvidas ou questões!

Esta é uma ferramenta que serve para qualquer tipo de negócio, não sendo necessário a existência de um estabelecimento físico nem de um website. No entanto, se tiver um negócio local, é importante que aproveite ao máximo os recursos da localização desta plataforma, adicionando por exemplo, o horário de funcionamento e a morada.

Em resumo, esta ferramenta permite:

  • Destacar e dar visibilidade ao seu negócio no Google
  • Gerar mais tráfego para o seu site
  • Partilhar informações relevantes sobre o seu negócio
  • Promover a interação dos clientes e potenciais clientes com o seu negócio
  • Posicionar o seu negócio nos primeiros resultados do Google
  • Ter acesso a estatísticas relevantes

2.  Otimize o seu Site

Já ouviu falar em SEO? Vamos ajudá-lo a entender melhor esta estratégia! Para aparecer nos primeiros resultados do google, é necessário otimizar o seu site, seguindo as boas práticas de SEO. Esta estratégia vale muito a pena para que os seus clientes encontrem o seu website facilmente, e há diversas técnicas que o Google considera essenciais para rankear o seu site nos motores de busca e posicioná-lo nos primeiros resultados.

Vamos então partilhar consigo quais os principais fatores que ajudam a posicionar o seu site no Google:

  • Conteúdo relevante
  • Imagens otimizadas (pouco pesadas e com qualidade)
  • Palavras chave e palavras chave relacionadas
  • Velocidade de carregamento das páginas
  • Site Responsive (compatibilidade com dispositivos móveis, oferecendo uma experiência amigável para utilizadores de desktop e mobile)

Ponha em prática esta estratégia e veja o seu negócio crescer online!

3.  Crie um Blog

Ter um blog e partilhar artigos relevantes é uma das importantes estratégias do marketing de conteúdo. Através desta estratégia, é possível conquistar o seu público alvo e convertê-los em clientes!

As páginas de blog normalmente são inseridas no site (no menu, por exemplo), onde pode partilhar conteúdo informativo, inspiracional, entrevistas, tutoriais, novidades, entre outros. Pode ainda acrescentar vídeos e imagens aos seus artigos para ter um maior impacto visual e captar a atenção do seu público.

Não menos importante é a estratégia de link building, cujo objetivo é acrescentar links num determinado artigo que redirecionam para outros artigos no seu blog (links internos) ou para outras páginas (links externos). Esta técnica gera mais tráfego e cria autoridade nos motores de busca. Para além disso, esses links melhoram a experiência do utilizador, fazendo-o navegar por outros artigos e descobrir mais conteúdo interessante.

E porque deve então ter uma página de blog?

  1. Aumento da visibilidade e notoriedade
  2. Alcançar os primeiros resultados do Google
  3. Baixo custo de implementação
  4. Gerar mais leads e facilitar a venda
  5. Criar uma relação próxima com o seu público e ganhar a sua confiança

Para criar um blog, é muito simples, escolha uma plataforma como por exemplo o Wordpress e comece já hoje!

4.  Conteúdo relevante nas Redes sociais

As redes sociais são ferramentas poderosas para criar reconhecimento da marca, atrair clientes e tráfego para o seu site, representando um papel fundamental na divulgação do seu negócio. Cada estratégia de marketing obriga a um planeamento para se conseguir bons resultados.

Em primeiro lugar, deve analisar o perfil do seu público alvo e os objetivos, para depois determinar em que rede social quer estar presente e qual o conteúdo mais adequado.

Atenção, não queira estar em todas as plataformas! É essencial entender qual a rede social que o seu público usa. Quantidade não é qualidade!

Crie conteúdo útil e determine a periodicidade de cada publicação. Fotos ou vídeos com qualidade farão toda a diferença.

Por fim, não se esqueça de medir os resultados com regularidade para poder fazer melhorias!

5.  Envie emails com novidades ou campanhas regularmente

O email marketing funciona? Sim! Há que saber aproveitar as vantagens desta ferramenta e a verdade é que pode apresentar ótimos resultados.

É necessário ter cuidado com a quantidade de emails enviados para evitar o temido spam. O ideal é segmentar a lista de contactos para enviar emails mais relevantes e personalizados. É importante ter uma ferramenta que lhe permita automatizar o envio dos emails.

Aproveite para enviar newsletters, ofertas especiais, ebooks e muito mais.. Sem esquecer os importantes emails de registo, inquéritos de satisfação etc.

Para ter sucesso é importante seguir estes passos:

  1. Objetivos da campanha
  2. Quem/Como é a sua persona
  3. Critérios de segmentação
  4. Que conteúdos vai enviar
  5. Frequência do envio dos emails
  6. Quais as métricas a analisar

Comece a pôr em prática estes 5 dicas essenciais para destacar o seu negócio online!


Se ainda não utiliza uma agenda de marcações online pode rgistar-se gratuitamente em ☛ www.buk.pt para começar a receber marcações online.

Se tiver dúvidas, fale connosco através do email: suporte@buk.pt